top of page

Construção de valores em tempos de crise: 5 dicas para colocar em prática no seu negócio.

  • Foto do escritor: Larissa Franciscato
    Larissa Franciscato
  • 2 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

A marca e o poder do propósito


É hora de repensarmos não só os modelos de negócios, mas também nosso papel individual e coletivo, o que não é diferente para a as marcas. É preciso refletir sobre seu propósito e, a partir dele, determinar as ações estratégicas de acordo com o que o momento pede.

As marcas têm o poder de influenciar a sociedade, de propagar conhecimento e estimular comportamentos que podem ser positivos ou negativos para o ecossistema no qual está inserido. Através delas, é possível impactar internamente, na relação com os colaboradores, e externamente com clientes e público-alvo. Com um posicionamento claro que inspira e direciona as pessoas rumo a um bem coletivo, é inevitável não gerar clientes leais.

Como construir valores e propagá-los em momento de crise?


Antes de tudo, alinhar internamente o seu propósito é fundamental. Buscar profissionais que possam auxiliar nesse processo pode ajudar você a transmitir de forma genuína a essência da sua existência como marca. Durante a crise, quem tem uma marca forte sofre menos e se recupera mais rápido, pois no cenário de instabilidade o consumidor escolhe onde vai pôr seu dinheiro com ainda mais critério.

Foi pensando na fragilidade de muitas marcas, principalmente as de pequeno, médio porte e locais, que preparamos uma lista com 5 dicas para fortalecer os relacionamentos e, consequentemente, aumentar as vendas.

Antes de tudo, lembre-se:

Posicionamento de marca não é o que a sua marca pode estampar em um banner para o mercado, mas sim um conjunto de esforços estratégicos que uma gestão de marca adota para construir relevância na mente e no coração dos seus consumidores.

Fidelize clientes com um posicionamento de marca forte

Lembre-se de que, hoje, as pessoas não compram e não se fidelizam pelo que você vende, e sim pelo “porquê” e pelo “como” a empresa vende. Mais do que nunca, está na hora de tirar a missão, a visão, os valores e o propósito da gaveta, verificar se não vale um reposicionamento e colocá-los imediatamente em prática.

O posicionamento é o conjunto de ações estratégicas que uma marca se compromete em realizar para construir um relacionamento relevante com os seus consumidores. São ações que oferecem experiência e ajudam a definir as percepções que os clientes terão do seu negócio e como ele se destaca em relação à concorrência.

Afinal, as marcas, assim como as pessoas, são reconhecidas pelo o que fazem, não só pelo que falam.

Liste valores, objetivos e ideais da sua empresa.

Compreenda com empatia o seu público-alvo, segmente por personas e acompanhe a sua jornada e mudança de comportamento de consumo nesse momento de crise.

Valorize e destaque os diferenciais do seu negócio.

Defina a estratégia e a forma de mostrar a personalidade do seu negócio.

Tire tudo do papel, coloque as estratégias em prática como equipe, traga os seus colaboradores para o centro da estratégia.

Mantenha sua equipe motivada e engajada


O posicionamento não pode ser só transmitido em campanhas visuais. Fortaleça a sua marca, primeiro, de dentro para fora. Isso significa que o branding deve estar alinhado com um bom trabalho de gestão de pessoas. É importante treinar e engajar sua equipe, se esforçar para que todos compartilhem o mesmo propósito e a mesma proposta de valor e, mais do que nunca, contratar pessoas com valores equivalentes aos da empresa. Uma empresa é muito mais forte se todos caminham na mesma direção.

Empresas bem consolidadas antecipam riscos e anteveem qualquer obstáculo. Com crise ou sem crise, investir no posicionamento da sua marca é uma forma inteligente de fortalecer o seu negócio com visão de longo prazo. Não espere pela retomada da “normalidade”. Pode ser que nunca voltemos aos padrões de como “era antes”.


 
 
 

Comentários


©2024 desenvolvido por AWAKE | Brand

bottom of page